A LINGUAGEM DOS NEGÓCIOS É A CONTABILIDADE

Regressar aos posts »

Esta frase “a linguagem dos negócios é a contabilidade” atribuída a Warren Buffet, um dos homens mais ricos e influentes do mundo e uma das pessoas que mais sabe de negócios, não deve ser menosprezada, muito menos em tempos de incertezas.

O que nos diz a história recente, é que os mercados tem crescido de forma mais frequente do que as que tem descido, o que nos leva a concluir que nesse enquadramento basta lá estar para sobrevivemos. O contabilista trata da “contabilidade”, cumprimos os nossos deveres fiscais, vai havendo dinheiro e tudo parece bem. Este, infelizmente é o principal motivo para que muitas empresas sobrevivam.

Mas é quando os mercados estão em retracção que se revelam as fragilidades. É nestas alturas que se torna necessário ter ferramentas que permitam trabalhar a informação, e daí retirar o conhecimento para a tomada de decisões sustentadas, que permitam levar as coisas a bom porto.

Contabilidade


A Contabilidade é o Destino Chamado SUCESSO

Nos serviços de contabilidade, um dos maiores problemas com que nos deparamos nas  empresas e Empresários que chegam até nós, é que demasiadas vezes não sabiam nem tinham ninguém que os ajudasse a ler os manómetros do negócio. E como consequência, ganharam uma natural tendência a não olhar para eles. Como se fosse possível conduzir o negócio sem o fazer.

Imagine que vai fazer uma viagem e o seu mecânico lhe diz... “para a próxima revisão faltam  X km, pressão do óleo Y, emissões de CO2 Z,...” e depois de ler os vários indicadores,  completava “bom, não sei exactamente o que estes números querem dizer, mas o carro está com bom aspecto e por isso deve estar tudo bem!”

Em jeito de conclusão, deixo uma sugestão muito simples. Se quer levar o seu negócio até ao destino escolha um contabilista ou TOC que veja para além das obrigações fiscais. Precisa de gerar, interpretar e gerir o máximo de informação possível, da forma correcta para suportar a gestão e a estratégia. É isso que lhe vai permitir levar o seu negócio até aquele destino que se chama sucesso. Se não o fizer, corre o sério risco de fazer parte das dramáticas estatísticas dos que vão ficando pelo caminho a perguntar “o que raio terá acontecido?”.

Este conteúdo diz-lhe alguma coisa?  para o ajudar a avaliar se pode chegar ao seu destino.

Serviços de Contabilidade Porto

 

Regressar aos posts »

Antonio Pacheco

Antonio Pacheco
pacheco@pacontas.pt

07 Novembro 2011