Termos Utilizados em SST - Segurança e Saúde no Trabalho

Regressar aos posts »

Os Serviços de Apoio à Gestão, são um caminho cada vez mais complicado de fazer para os empresários. O número crescente de processos sujeitos a obrigatoriedades legais, levam à nexessidade de um acompanhamento e gestão contínua. Nesse âmbito, a PACONTAS criou os Serviços Integrados de SST.
 
Prever, planear e organizar a segurança e saúde no trabalho - SST pode ser, para muitas empresas, uma atitude inteligente.  Para ajudar, reunimos uma lista da terminologia utilizada em SST- Segurança e Saude no Trabalho.

Segurança e Saúde no Trabalho - SST


 Acidente de Trabalho


Aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza directa ou indirectamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.

Agentes Biológicos

Seres vivos de dimensões muito pequenas (microrganismos) com grande capacidade de reprodução e capazes de provocar no ser humano infecções, alergias e intoxicações.

Agentes Físicos

Factores ambientais presentes no ambiente de trabalho tais como, ruído, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, iluminação e ambiente térmico susceptíveis de causar danos na saúde e segurança do trabalhador.

Agentes ou Contaminantes Químicos

Substâncias orgânicas ou inorgânicas, naturais ou sintéticas que durante o seu fabrico, manuseamento, transporte e armazenamento integram-se no ar ambiente sob a forma de poeiras, fibras, fumos, gases, vapores, nevoeiros e/ou aerossóis, com efeitos tóxicos, corrosivos, irritantes ou asfixiantes, em quantidades susceptíveis de provocar danos na saúde (doenças profissionais) dos trabalhadores a eles expostos.

Avaliação do Risco

Identificação e estimativa quantitativa ou qualitativa do risco para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Doença Profissional

Alteração da saúde do trabalhador como consequência da exposição a agentes nocivos, de forma habitual e contínua, no local e tempo de trabalho.

Dano

Lesão corporal, perturbação funcional ou doença resultante, directa ou indirectamente de acidente de trabalho que provoque redução na capacidade de trabalho, de ganho ou a morte do trabalhador.

Emergência

Manifestação de acontecimentos inesperados, tais como, incêndios, explosões, acidentes de trabalho graves, derrames, libertação de substâncias tóxicas, catástrofes naturais, ameaças terroristas…

Equipamento de Protecção Individual (EPI)

Equipamentos de uso individual destinados a proteger o trabalhador dos riscos que possam afectar a sua segurança e saúde.

Ergonomia

Ciência que estuda e projecta os locais e postos de trabalho de modo a adaptar o trabalho ao homem permitindo a conjugação da melhoria do nível de saúde, segurança, conforto e produtividade.

Extintor

Recipiente cilíndrico de metal, de tamanho variável, que contém sob pressão um produto próprio (agente extintor) para extinguir um incêndio de pequenas proporções.

Ficha de Dados de Segurança

Documento que identifica e caracteriza determinado produto químico em termos de segurança nas operações de transporte, manuseamento, armazenamento e eliminação (perigos/ riscos e medidas preventivas e de intervenção em incêndio, derrame, primeiros socorros…).

Limpeza e Organização no Local de Trabalho

Limpeza e arrumação do local de trabalho significa manter todas as áreas de trabalho e armazém limpas, ordenadas e arrumadas, bem como eliminar todos os materiais e equipamentos desnecessários às operações executadas.

Local de Trabalho

Lugar em que o trabalhador se encontra, ou de onde ou para onde deva dirigir-se em virtude do seu trabalho, e em que esteja directa ou indirectamente sujeito ao controlo do empregador.

Medicina do Trabalho

Especialidade da medicina cujo objectivo é prevenir riscos para a saúde do trabalhador, vigiando e controlando directamente o seu estado de saúde.

Prevenção

Conjunto de políticas e programas públicos, bem como disposições ou medidas tomadas ou previstas no licenciamento e em todas as fases de actividade da empresa, do estabelecimento ou do serviço, que visem eliminar ou diminuir os riscos profissionais a que estão potencialmente expostos os trabalhadores.

Movimentação Manual de Cargas

Qualquer operação de elevação, transporte e descarga voluntária de cargas de peso igual ou superior a 3kg sem auxílio de meios mecânicos/ eléctricos.

Plano de Emergência

Conjunto de instruções e relação de meios humanos e materiais disponíveis para actuar em caso de emergência com vista à minimização dos efeitos negativos.

Planta de emergência

Planta esquemática do edifício, que tem por principal objectivo orientar, informar e instruir os utilizadores dos edifícios e instalações para os procedimentos a adoptar numa situação de emergência englobando ainda as instruções gerais de segurança e a legenda da simbologia adoptada.

Perigo

É a propriedade intrinseca de uma instalação, actividade, equipamento, um agente ou outro componente material do trabalho com potencial para provocar dano.

Protecção Colectiva

Conjunto de equipamentos e medidas que têm por finalidade evitar acidentes de trabalho ou doenças profissionais, protegendo não um trabalhador específico, mas um grupo, ou a totalidade dos trabalhadores da instalação.

Risco

Probabilidade de concretização do dano em função das condições de utilização, exposição ou interação do componente material do trabalho que apresente perigo.

Saúde no Trabalho

Tem por finalidade a promoção global da saúde dos trabalhadores, a adaptação à função e a prevenção da exposição dos agentes nocivos, de forma habitual e contínua, no local e tempo de trabalho.

Segurança no trabalho

Conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes, tendo como principal campo de acção, o reconhecimento e controlo dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo.

Sinalização de Segurança e Saúde

Sinais que alertam de forma rápida e perceptível para a existência de um risco, condicionando atitudes e transmitindo informações de segurança.

Substância perigosa

Substância ou preparação classificada com base nas suas propriedades físico-químicas em explosiva, comburente, inflamável, tóxica, nociva, corrosiva, irritante, sensibilizante, carcinogénica, mutagénica, tóxica para a reprodução ou perigosa para o ambiente.

Zona Perigosa

Qualquer zona localizada dentro ou em torno de um equipamento de trabalho onde a presença de um trabalhador exposto o submeta a riscos para a sua segurança ou saúde.

Pecisa de Ajuda?
Fale com um profissional para o ajudar a avaliar as melhores decisões. Peça assessoria aqui. É Grátis!! 

Regressar aos posts »

Susana Souto

Susana Souto
susana@pacontas.pt

04 Fevereiro 2012