Cuidados a ter antes de fazer um Seguro Automóvel

Regressar aos posts »

Para os utilizadores de um automóvel, além de obrigatório por lei, ter o carro assegurado é fundamental.
Um pequeno toque no carro, um raspão sem grandes ou salientes danos podem ser um aborrecimento, mas imagine se nenhum dos intervenientes no percalço tivesse seguro da viatura.

A protecção de um seguro automóvel, dá-nos alguma tranquilidade, apesar do cuidado que temos, enquanto condutores para evitar um acidente, por muito pequeno que este seja.

No entanto, hoje em dia, o seguro automóvel é muito mais do que uma transferência de responsabilidades para uma seguradora por danos patrimoniais e corporais no exercício da condução automóvel, pois ao contratá-lo, podemos garantir um vasto leque de serviços que vão desde o reboque em caso de avaria ou acidente, à mudança de pneus e até mesmo ás pequenas intervenções mecânicas para desempanagem da viatura possibilitadoras do prosseguimento da viagem.

Se ao falarmos desta forma dos seguros automóvel, ficamos com a sensação de que se trata de um serviço completo, viável e fiável, mas sabemos que muitas vezes se trata de uma ideia errada, pois um serviço de seguro automóvel pode transformar-se num pesadelo pior que o próprio acidente.

Em primeiro lugar, saiba que existem vários tipos de seguros para automóveis, que vão desde os que protegem o carro de um tornado, até aos que somente garantem os danos que provoca a terceiros.

Os chamados seguros “contra terceiros”, consistem, na verdade, na responsabilidade que a companhia de seguros por nós assume, na qualidade de detentores de um determinado veículo automóvel, perante terceiros, pelos danos patrimoniais e corporais eventual e acidentalmente provocados a terceiros. É a chamada Responsabilidade Civil Automóvel. Isto é, na eventualidade de ter um acidente automóvel por sua responsabilidade, o seu seguro cobrirá os danos causados ao outro interveniente, quer sejam de índole patrimonial, quer sejam de índole corporal.

Este tipo de seguro é obrigatório e, por norma, mais barato.

Mas hoje em dia, pelo preço, não se deve restringir a contratação somente à Responsabilidade Civil Automóvel, pois com pouco mais, poderá contratar diversas coberturas e serviços, tais como a Assistência em Viagem em caso de acidente ou avaria, a Proteção Jurídica em caso de litígios, a substituição ou reparação dos vidros da viatura em caso de quebra, viatura de substituição em caso de avaria pelo período da sua reparação e seguros de acidentes pessoais para todos os ocupantes do veículo.  

Se decidir ter um seguro que garanta igualmente a sua viatura, o seu custo será maior, pois depende da contratação de coberturas adicionais, isto é, verdadeiramente complementares ao seguro obrigatório.

Seguro Auto



Os chamados seguros “contra todos os riscos”, podem abranger um leque alargado de coberturas que podem proteger a sua viatura de vários infortúnios, desde o simples choque ou colisão (acidente), até às catástrofes naturais, passando pelos actos de vandalismo.

Note que, embora de vulgarmente conhecidos por seguros “contra todos os riscos”, este conceito não corresponde totalmente à verdade e depende das coberturas complementares que contratar, sabendo que quantas mais adicionar, mais pagará.

Deve, por isso, identificar criteriosamente as eventualidades que pretende garantir, as condições em que o quer e pode garantir e depois escolher uma seguradora que vá de encontro ás mesmas.

 

Para todos os casos, o que pode e deve fazer, é procurar um mediador de seguros, que representando mais que uma seguradora, pode ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu caso, ao mesmo tempo que lhe dará todos os esclarecimentos necessários, de maneira a que o seguro automóvel não seja uma fonte de preocupações, mas sim aquilo para que foi criado: uma solução de segurança.

Não corra riscos desnecessários saiba como o podemos ajudar 

Mediação de Seguros

Regressar aos posts »

Ricardo Pinheiro

Ricardo Pinheiro
ricardo@pacontas.pt

30 Janeiro 2012