Como a Micro-Empresa ou PME Deve Escolher o Escritório de Contabilidade?

Regressar aos posts »

Para muitos empresários, a gestão da contabilidade do seu negócio pode ser um pesadelo. Não é segredo para ninguém que é fundamental contar com um bom parceiro nesta área. Mas como escolher um escritório de contabilidade? e como saber se os profissionais estão a trabalhar de forma correcta? 

É que quando a gestão da contabilidade não é o tal pesadelo, muito provavelmente, é porque o empresário faz como a avestruz, com tantas coisas para fazer no dia a dia, desde que mantenham as obrigações fiscais regularizadas, e haja dinheiro em caixa, está tudo a correr perfeito.

O mais comum no processo de escolha, é talvez começar por perguntar a outros empresários conhecidos, sobre o seu nível de  satisfação com os profissionais de contabilidade e fiscalidade que os acompanham.

Uma tendência com cada vez mais peso é a pesquisa via web, ou seja, insere no motor de pesquisa - provavelmente o Google - p.e. a palavra ou frase “gabinete de contabilidade” e mesmo pela localização, e, dos diversos resultados localizados na localidade pretendida comece a fazer uma triagem com perguntas como:

  • A empresa tem quantos TOC´s - Tecnicos Oficiais de Contas?
     
  • A empresa tem ROC´s - Revisores Oficiais de Contas?
     
  • A empresa mantém activos os processos de qualificação/certificação junto das entidades da classe?
     
  • A empresa e os seus responsáveis estão devidamente inscritos no exercício das suas funções profissionais?
     
  • Pode visitar pessoalmente a empresa para verificar a sua estrutura funcional, os seus representantes e a dinâmica operacional?
     
  • O profissional propõe-se visitar o local onde a empresa vai funcionar, expondo com clareza as suas necessidades e objectivos empresariais?
     
  • A empresa tem outros serviços associados como: seguros,  apoio à gestão económico-financeira, apoio ao investimento, licenciamentos etc. que representem para si um valor adicional, e lhe poupem tempo e esforço na gestão do dia a dia?
     

Escritório de Contabilidade Porto
Gabinete de Contabilidade


E claro, a questão "preço x qualidade" tem que estar adequada ao "custo x benefício" ou seja, qualidade dos trabalhos na proporção do preço justo pelo trabalho a executar e o valor a entregar.

Como já escrevi anteriormente, “a contabilidade é a linguagem dos negócios”, tenha a devida atenção ao tradutor que vai contratar.  

Não está muito certo sobre como o podemos ajudar?

Serviços de Contabilidade Porto
 

 

Regressar aos posts »

Antonio Pacheco

Antonio Pacheco
pacheco@pacontas.pt

10 Janeiro 2012