Impostos em 2013

Regressar aos posts »

Os Portugueses vão ter em 2013 o maior aumento de sempre do IRS. Além da redução dos escalões, o Governo vai avançar com uma sobretaxa de 4%. No final das contas, o esforço será equivalente a 1 salário. Mas outros impostos e medidas vão mexer ainda mais no bolso dos portugueses. Saiba como.

Em 2013 o rendimento disponível mensal dos portugueses vai novamente encolher e deverá, em média, cair o equivalente a um salário, só através da alteração no IRS. Mas não se fica por aqui o efeito do Fisco no bolso dos portugueses.

Impostos 2013

Sobe o IRS, diminuem os escalões

O Governo vai eliminar três escalões no IRS, fazendo com que passem a existir apenas cinco. A fatura deste imposto deverá subir cerca de três pontos percentuais.

IRS a dobrar com sobretaxa de 4%

Os rendimentos de 2013 vão ser sujeitos a uma sobretaxa de 4%, semelhante à aplicada em 2011 no subsídio de Natal. O Governo repete o esquema, mas, em vez de 3,5%, a taxa adicional será de 4% e vem somar-se ao agravamento devido à redução dos escalões.

IRS a triplicar com taxa de solidariedade

Quem está no último escalão irá continuar a pagar uma taxa de solidariedade de 2,5%. Na prática, o IRS aqui sobe de 49% para 54%

IMI aumenta sem teto

O Governo vai eliminar a cláusula de salvaguarda do IMI que limitava as subidas deste imposto em 75 euros, em 2013. No final deste ano, deverá ficar concluída a avaliação geral dos 5,2 milhões de imóveis que não foram transacionados depois de janeiro 2004.

Tabaco aumenta

O Governo decidiu aceitar a sugestão da Confederação Empresarial de Portugal e aprovar um aumento do imposto sobre o tabaco. A CIP tinha proposto uma subida em 30%.

Taxa sobre as transações financeiras

Avança um novo imposto sobre as transações financeiras e capital. As taxas sobre transações financeiras foram apresentadas em Bruxelas e Portugal foi um dos países que apoiaram. Vítor Gaspar destacou o facto de em França o imposto ter rendido entre 350 e 500 milhões de euros. Em Portugal, os "montantes seriam muito menores que estes valores".

Empresas vão pagar mais em IRC

Em 2013, o Governo vai baixar a fasquia a partir da qual as empresas pagam a taxa máxima de derrama. Até agora, este patamar começava nos 10 milhões de euros, baixando agora 7,5 milhões. Ao mesmo tempo serão reduzidos os descontos concedidos a empresas que contraíam dívida.

 

Impostos em 2013 alterações

 

fonte: jn.pt

Regressar aos posts »

Antonio Pacheco

Antonio Pacheco
pacheco@pacontas.pt

12 Dezembro 2012