Porque é Importante o Balanço no Final do Ano?

Regressar aos posts »

Em jeito de final do ano, faz sentido abordarmos aqui um tema importante para os empresários e que reflecte uma leitura sobre o desempenho do seu negócio.

O Balanço é um instrumento contabilistico que reflecte a situação económico financeira da empresa, onde os pontos fortes e fracos são evidenciados. Com o Balanço pode-se estabelecer comparações claras relativamente, aos competidores mais directos e a objectivos pré-definidos; detectar eventuais desvios entre o desempenho estimado e o real, e ainda pode servir de base a projecções sobre o seu desempenho futuro.

O Balanço representa a situação patrimonial da empresa (activos, dívida e capital) num determinado momento de tempo.

O que é um Balaço Contabilidade

O Balanço está dividido em três categorias fundamentais: activo, passivo e capital próprio:

O activo inclui tudo aquilo que a  empresa possui e que é susceptível de ser avaliado em dinheiro - disponibilidades (dinheiro em numerário, depósitos bancários e títulos negociáveis), créditos sobre clientes, stocks de mercadorias, equipamentos, instalações, etc.  

O passivo
é o conjunto de fundos obtidos externamente pela empresa, seja através de empréstimos, seja através do diferimento de pagamentos (aos fornecedores, ao Estado, etc.).

O capital próprio, que corresponde ao capital pertencente aos sócios. Ou seja, representa o valor do investimento realizado  pelos proprietários adicionado dos lucros (ou deduzido de eventuais prejuízos) obtidos ao longo dos exercícios passados e do exercício corrente.

Existe uma relação fundamental que tem que verificar-se obrigatoriamente no Balanço:  

Activo = Passivo + Capital Próprio

Esta expressão constitui o princípio básico da contabilidade, segundo o qual a aquisição do património da empresa (activo) tem que ser financiada por  capitais dos sócios (capital próprio) ou por capitais alheios (passivo). Um outro aspecto fundamental é a relação entre activo circulante e passivo de curto prazo (ou exigível num prazo inferior a um ano). Se o primeiro for superior ao segundo, a empresa evidencia capacidade para satisfazer os seus compromissos de curto prazo. Caso contrário, é provável que a empresa se veja forçada a recorrer a empréstimos para saldar as suas dívidas mais imediatas.

O Balanço é um documento de base financeira, documento contabilístico que expressa a situação patrimonial de uma empresa, em determinada data. O conjunto de bens e direitos constitui o activo e de obrigações que constitui o passivo, ou pode ser considerado simplesmente o inventário do conjunto de activos e das dívidas da empresa numa determinada data.

A partir do Balanço de uma empresa pode-se retirar três ideias fundamentais:

  • A comparação entre o Activo e o Passivo, evidenciando o Capital Próprio
  • Um conjunto de contas, com valores de sinal contrário, em equilíbrio
  • Um mapa ou documento em que se representa aquela comparação e o equilíbrio de contas.

Podemos evidenciar as seguintes ópticas:

  • Para os juristas o Balanço representa  a situação patrimonial da empresa em determinado momento
  • Na perspectiva contabilística, o Balanço expressa a situação económica e financeira derivada dos fluxos económicos, financeiros induzidos e financeiros autónomos, numa determinada data. Tendo por base as regras ditadas pela lei.
  • Para os economistas o Balanço representa a estrutura da empresa em determinado momento, é a visão estática e financeira.

O Balanço representa a situação patrimonial da empresa (activos, dívida e capital) num determinado momento de tempo, é apresentado no final de um período contabilístico (trimestre, semestre, ano). Este documento é uma "fotografia" respeitante a um momento preciso.

Noção de Património e sua Composição

Para poder exercer a sua actividade uma empresa necessita de ter património, cuja composição reflecte o seu ramo de actividade.

Os elementos patrimoniais são diferentes  em vários itens, mas têm características comuns:

  •  São elementos valorizados em unidades monetários
  • Os Valores que constituem o património são administrados tendo em vista o alcance de determinados objectivos

O conjunto de elementos pertencentes a uma empresa numa determinada data, é designado por Património. O Património representa conjunto de valores que a empresa administra para poder exercer a sua actividade e alcançar objectivos fixados.
Os elementos constituintes do património são o Activo e o Passivo. O conjunto dos elementos que representam bens e direitos constituem o Activo e os elementos que representam obrigações constituem o Passivo.
Um aspecto económico importante no património de uma empresa é o seu valor, que se designa por Capital Próprio, é determinado pela diferença entre Activo e Passivo, seria este valor que a empresa ficaria.

Em Resumo:

O balanço mostra-nos os ativos empregues pela empresa para desenvolver os seus negócios. Estes activos podem ser ativos correntes, como por exemplo os inventários, as contas a receber dos seus clientes e disponibilidades financeiras que são continuamente reinvestidas na empresa. Ou seja, os inventários e as contas a receber são convertidas em dinheiro e o dinheiro é convertido em inventários e crédito a clientes.

Os activos também podem ser fixos ou de longo prazo, como são por exemplo os terrenos, os edifícios, a fábrica, o mobiliário e as viaturas, entre outros. Estes ativos não têm como finalidade serem convertidos em dinheiro , são bens que a empresa utiliza nas suas operações produtivas.

O Balanço também revela as obrigações  da empresa. Tais obrigações poderão ser de longo prazo, como por exemplo, empréstimos bancários para aquisição de máquinas e imóveis. Ou podem ser de curto prazo  para financiamento de inventários ou atribuição de crédito a clientes.

Se deduzirmos aos activos totais os passivos totais, obtemos o capital próprio, este é tipicamente construído a partir do capital com que os sócios começam a empresa acrescido dos capitais que a empresa foi conquistando, isto é, os seus lucros. Se a empresa incorrer em prejuízos, esses prejuízos poderão eventualmente absorver o capital inicialmente investido pelos sócios da empresa e poderão tornar o capital próprio negativo (situação que designamos por falência técnica).

Fale com a contabilidade

Regressar aos posts »

António Pacheco

António Pacheco
pacheco@pacontas.pt

19 Dezembro 2012